Ciclo do Carbono

O ciclo do carbono é de vital importância a vida, sendo composto por uma série de reações químicas e físicas complexas, tal como fotossíntese, respiração de das plantas e animais e emissões criados pelo ser humano, na Figura 1 é apresentado o esquema do ciclo do carbono.
A concentração de carbono na atmosfera tem influência direta no clima, pesquisas recentes mostrar que a redução do carbono atmosférico para metade da concentração atual produziu a última era glossial. Por sua vez a queima de combustíveis fosseis tem aumentando a concentração de carbono na atmosfera a que um dos grandes vilões do efeito estudo e decorrente aquecimento global. O homem tem afetado diretamente o ciclo do carbono fazendo seja queimando combustíveis fosseis, seja desmantando as flores e poluindo os oceanos.
Ciclo do Carbono
O carbono é o elemento base de toda a vida na terra, por isso o estudo do seu ciclo é tão importante. A biomassa formada pela absorção do carbono pelos autótrofos (plantas, algas...), esse processo tem início quando as plantas realizam a fotossíntese incorporando CO2 e convertendo em carboidrato. Durante o ciclo do carbono na natureza o CO2 absorvido pelas plantas através da síntese de biomassa esse CO2 pode ter três destinos: ser comido por animais; ser devolvido pela planta a atmosfera através da respiração ou ficar preso ao organismo da planta até que ela morra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Forma das Folhas

Briófitas ou musgos (Bryophyta sensu stricto)

Formação do óvulo em gimnosperma