Ciclo do Carbono

O ciclo do carbono é de vital importância a vida, sendo composto por uma série de reações químicas e físicas complexas, tal como fotossíntese, respiração de das plantas e animais e emissões criados pelo ser humano, na Figura 1 é apresentado o esquema do ciclo do carbono.
A concentração de carbono na atmosfera tem influência direta no clima, pesquisas recentes mostrar que a redução do carbono atmosférico para metade da concentração atual produziu a última era glossial. Por sua vez a queima de combustíveis fosseis tem aumentando a concentração de carbono na atmosfera a que um dos grandes vilões do efeito estudo e decorrente aquecimento global. O homem tem afetado diretamente o ciclo do carbono fazendo seja queimando combustíveis fosseis, seja desmantando as flores e poluindo os oceanos.
Ciclo do Carbono
O carbono é o elemento base de toda a vida na terra, por isso o estudo do seu ciclo é tão importante. A biomassa formada pela absorção do carbono pelos autótrofos (plantas, algas...), esse processo tem início quando as plantas realizam a fotossíntese incorporando CO2 e convertendo em carboidrato. Durante o ciclo do carbono na natureza o CO2 absorvido pelas plantas através da síntese de biomassa esse CO2 pode ter três destinos: ser comido por animais; ser devolvido pela planta a atmosfera através da respiração ou ficar preso ao organismo da planta até que ela morra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Forma das Folhas

Orquídea: Brassia aracnoide

Formação do óvulo em gimnosperma