Partes da Planta
As Plantas
![]() |
As Partes da Planta |
Na linguagem da botânica, porém, planta é todo ou qualquer organismo vegetal, independente de seu tamanho. É claro que a dimensão constituem um fator de diferenciação entre os vegetais, contudo, é preciso considerar muitos outros elementos igualmente importantes. A alga, bem como os cogumelos, os musgos e os líquens, possuem um organismo muito simples, chamado talo, enquanto o eucalipto ou o mais simples fio de erva são formados por partes bem distintas: raiz, o tronco, as folhas. Nas árvores grandes, estas diferenças apresentam-se mais claramente, mas devemos lembrar que tal divisão pode também em casos em que a dimensão não é assim tão clara.
Partes da Planta
As partes da planta são raízes, caule e folhas, órgãos que constituem o aparelho vegetativo. O aspecto externo e a estrutura interna destes órgãos são organizados de maneira diversa, de acordo com a função que devem executar. Para se estudar bem as diferentes partes de uma planta, não basta examiná-la a olho-nu. É preciso extrair lâminas finíssimas da zona que nos interessa e observá-las atentamente ao microscópio.As plantas que possuem um talo são chamadas de talófitas ou plantas. Às vezes chegam a dimensões notáveis, mas sua análise microscópica revela sempre um estrutura muito simples.
Raízes
As Raízes são uma das partes da planta, esse órgão tem por função fixar a planta ao solo e promover a absorção de nutrientes e água. Em sua maioria as raízes ficam a baixo do solo, porém existem algum tipos de plantas que possuem raízes aéreas e outras aquáticas.
![]() |
Partes da Planta: raízes |
Caule
O caule é a parte da planta responsável pela sustentação, esse órgão também é responsável pelo transporte da seiva bruta e elaborada.
Folhas
A folha é uma parte muito importante da planta, ela é responsável pela fotossíntese, processo que transforma a seiva bruta em elaborada. As folhas também são responsáveis pela respiração das plantas.
Comentários