Botânica

O que é Botânica?

Botânica é a ciência que estuda as plantas e algas. Compreende-se por plantas um vasto grupo de organismo vivos que possuem plastídeos ou plastos (organelas responsáveis pela fotossíntese) no citoplasma de suas células. Historicamente a botânica tem seu nascimento com necessidade dos seres humanos de se nutrirem, buscando identificar quais plantas são comestíveis e quais não são. A botânica abrange uma vasta gama de disciplinas, dando conta desta forma de toda a complexidade das plantas e algas: estudando-as desde o nível microscópico com a biologia molecular até o nível de sistemas e populações, ecologia. A estrutura das plantas, composição química, hereditariedade, mutações, metabolismo, crescimento, interações de organismos entre si e com o meio, evolução... fazem parte de um vasto grupo de disciplinas e áreas de pesquisa da botânica. 
O grupo estudado pela botânica compreende gama de mais de 400 mil espécies de organismos vivos.

História da Botânica

A botânica teve seu desenvolvimento marcado pelo trabalho muitos cientistas e filósofos, dos quais pode-se destacar:

    História da Botânica
  • Filósofo grego Teofrasto (372 - 287 a.C.) escreveu por volta de 300 a.C. a obra Historia Plantarum (História das Plantas ou Tratado sobre as Plantas)  essa enciclopédia sobre o reino plante organizada em 10 volumes foi uma obra que serviu como referência na botânica por muitos séculos,  Teofrasto é considerador o pai da botânica;
  • Abū Ḥanīfa Dīnawarī (828–896) considerado o pai da botânica Árabe devido ao Kitab al-Nabat  (Livro das Plantas) escrito em 6 volumes;
  • Ibn al-Baitar (1197-1248) foi um botânico muçulmano que em sua obra catalogou 1400 plantas descrevendo sua farmacologia;
  • Robert Hooke (1635-1703) cientista inglês que inventou o microscópio composto, graças a esse anteparo pode descobrir o que pensou ser uma célula vegetal em um pedaço de cortiça. 
  • Otto Brunfels (1488-1534), Jérôme Bock (1498-1554), Leonhart Fuchs (1501-1566) e Valerius Cordus (1515-1544) considerados os pais da botânica alemã;
  • Carolus Linnaeus(1707-1778) botânico sueco considerado o pai da taxionomia moderna, criador da classificação científica ou classificação biológica dos seres vivos;
  • Gregor Johann Mendel (1822-1884) monge e botânico considerado o pai da genética, contribuiu para o descobrimento e compreensão dos mecanismos de transmissão da hereditariedade nas plantas e animais.

O estudo da botânica compreende:

Os aspectos estudados pela botânica partem do nível molecular, genético, bioquímico, celular, de tecidos, espécies, populações e suas interações com o meio. Os diferentes níveis de estudo da botânica podem ser pesquisados pelo ponto de vista da classificação (taxionomia), organização e estruturas (anatomia e morfologia) ou função que desempenha dentro do contexto do mundo vegetal (fisiologia) e as interações das plantas com o meio (ecologia).

Taxonomia vegetal

A taxonomia representa os esforços iniciais que precederam o parecimento da botânica, esse esforços era tintavas de agrupar os vegetais conforme certas propriedades. Hoje a taxonomia  vegetal representa um campo essencial da botânica, já que permite estudar a biodiversidade, além de possibilitar uma melhor compreensão da evolução dos vegetais.

Anatomia vegetal

Ramos da botânica ocupa-se do estudo das organização das células em tecidos, dos tecidos em órgão nas plantas. As célula vegetal é a unidade básica no estudo da anatomia vegetal, sendo o que seu agrupamentos em tecidos pode ser classificado como: tecido simples, quando o tecido vegetal é formado por células de um mesmo tipo; tecido complexo, quando este é formado por diferentes células vegetais.Os tecidos podem se agrupar em órgãos que possibilitam as plantas realizarem funções, os principais órgãos estudados pela botânica nas plantas são: raiz, caule, folhas, flores e sementes.

Morfologia vegetal

Um dos principais ramos da botânica ocupa-se do estudo das formas e estruturas da planta. O estudo da observando as estruturas da planta em si ou comparando estruturas entre diferentes espécies.

Fisiologia Vegetal

Ramos da botânica que se ocupa da funções desempenhadas por diferentes órgãos e tecidos vegetais dentro do processos fisiológicos  como anabolismo (fotossíntese, processo físico-químico); reações químicas ocorridas na mitocôndria (respiração celular); estudo dos elementos e compostos necessários ao crescimento vegetal (nutrição); fitormônio; bem como outras reações de respostas promovidas por diferentes tecidos e órgãos das plantas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Forma das Folhas

Orquídea: Brassia aracnoide

Formação do óvulo em gimnosperma