O que é um ser vivo?

As características comuns a todos os seres vivos são: composição química, organização celular, ciclo de vida e metabolismo. 

Composição Química

No que se refere a composição química: todos os seres vivos tem um composição semelhante. Nesse sentido, substâncias como águas, proteínas, açucares e os ácidos nucleicos, fazem parte da composição de todos os seres vivos. 

Metabolismo

O processo que permite a todos os seres vivos obterem energia, promover manutenção de suas estruturas e das funções denomina-se metabolismo. As funções vitais são: respiração, crescimento e reprodução.

No que tange a organização celular

Os seres vivos são formados por um unidade básica chamada de  célula. A célula é responsável pelos processo metabólicos. 


  • Os seres vivos podem ser formados por um única célula, organizamos unicelulares.
  • Quando os seres são formados por mais de uma celular são denominados organismos multicelulares ou pluricelulares.
Os organizamos pluricelulares apresentam as células organizadas em tecidos, quando essas apresentam funções e estrutura semelhantes. Os órgãos são formados por dois ou mais tecidos celulares. Nos organismos vivos os órgãos que responsáveis uma função especifica formam sistemas. E, os sistemas formam o organismo. 

Clico de vida

Os animais tem um ciclo de vida, esse é formada pela seguintes etapas: nascimento, crescimento, reprodução e morte. 

A reprodução pode ser assexuada ou sexuada. 
  • A reprodução assexuada: nesse tipo de reprodução são formados descentes, novos seres, com material genético idêntico ao do ser vivo que os origina;
  • A reprodução sexuada: ocorre quando a a combinação do gameta feminino com o gameta masculino. O descendente gerado por reprodução sexuada tem metade do material genético herdado do pai e a outra metade da mãe. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Forma das Folhas

Orquídea: Brassia aracnoide

Formação do óvulo em gimnosperma